Sem categoria

Começa a 2ª etapa da testagem ampliada em Foz do Iguaçu

(Foto: AMN)

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde iniciaram nesta quinta-feira (14) a segunda etapa da testagem ampliada, feita para monitorar a proliferação do coronavírus em Foz do Iguaçu. Serão testados aleatoriamente mil moradores de diferentes regiões da cidade.

A coleta de sangue para os testes deve ser finalizada nesta sexta-feira (15). Com os resultados, será possível projetar qual a porcentagem da população local já teve contato com a Covid-19.

As equipes estão utilizando o método chamado Elisa, que consiste na coleta de sangue dos moradores para testagem em laboratório. Diferente do teste rápido, que fica pronto alguns minutos após a aplicação, neste caso os resultados levam em média uma semana para serem concluídos. Os resultados desta nova fase serão divulgados nas próximas semanas.

De acordo com o médico e Coordenador do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, Luiz Fernando Zarpelon, a mudança foi feita para garantir uma maior confiabilidade aos resultados.

O resultado positivo, neste caso, indica que o morador teve contato com o vírus, mas já desenvolveu anticorpos e já não transmite a doença, não sendo necessário o isolamento domiciliar ou qualquer outro tipo de intervenção.

Visitas – As equipes de saúde da prefeitura estão devidamente paramentadas e identificadas. O apoio logístico neste trabalho é do Centro de Controle de Zoonoses, que acompanha os enfermeiros (as) até as residências.

Primeira fase – Na primeira etapa da testagem foram aplicados 754 testes, nos dias 29 e 30 de abril, sendo que apenas um apresentou resultado positivo.

Leia mais: https://www.amn.foz.br/posts/?dt=saude-inicia-segunda-etapa-da-testagem-ampliada-para-monitorar-a-covid-19-em-foz-ZHNSWVF6cGJuRjZUaGhaRzNCc29MUT09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *