Sem categoria

Ações virtuais vão marcar 18.ª Semana de Museus no Paraná

(Foto: AEN)

Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer e o Museu da Imagem e do Som do Paraná promovem ações virtuais com base no tema da 18ª Semana de Museus: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Na programação estão palestras, debate e oficinas online, divulgação do acervo, sugestão e compartilhamento de estudos, filmes, artigos e sites interessantes relacionados ao tema da semana.

As atividades serão totalmente online, por meio das redes sociais de cada museu, e ocorrem de 18 a 24 de maio de 2020.

Programação – A programação do Museu Paranaense se concentra nos dias 18 a 20 de maio pelo Instagram (@museuparanaense), sempre a partir das 18h. No dia 18, o antropólogo Leonardo Campoy fala sobre “As potencialidades das deficiências”; e no dia 19, a antropóloga do museu Josiéli Spenassatto aborda o “Poder e Silenciamento: o problema da representatividade no acervo antropológico do MUPA”. Para finalizar, os dois pesquisadores participam de uma live debatendo as pesquisas apresentadas. Mais informações sobre as palestras em www.museuparanaense.pr.gov.br.

MON – O Museu Oscar Niemeyer fará mediações, com a postagem de obras do acervo e informações detalhadas, e oficinas online, incentivando o público a postar fotos que reflitam o tema da Semana de Museus.

As fotos serão repostadas ao final da semana pelas redes sociais da instituição (@museuoscarniemeyer no Facebook e Instagram). As ações ocorrem de 18 a 24. MIS – O Museu da Imagem e do Som do Paraná também terá postagens nas redes sociais (@misparana no Facebook e @mis_pr no Instagram) todos os dias da próxima semana.

A série “Dicas do MIS” traz referências de estudo e reflexão sobre o tema proposto pelo Ibram, e vai compartilhar links de filmes, artigos e sites interessantes.

Semana dos Museus – A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ideia é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=107009&tit=Acoes-virtuais-vaomarcar-18.a-Semanade-Museus-no-Parana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *