
O vertimento da usina de Itaipu garante navegabilidade no Paraguai e Argentina, pelo menos até fim de maio.
O vertedouro da usina de Itaipu voltou a verter nesta terça-feira, 19, às 0:30 e fechou por volta das 8:30. O vertimento médio foi de 1,3 milhão de litros de água por segundo. Uma nova reabertura vai depender da programação do Operador Nacional do Sistema, que leva em consideração o melhor aproveitamento da água e da energia.
Operação de abertura é para ajudar a elevar nível a jusante e permitir o escoamento da safra do Paraguai e da Argentina.
A reabertura inicial ocorreu na segunda-feira (18) e deve permanecer durante 12 dias. Durante esse período, a usina deve contribuir diariamente com a vazão defluente média de 8,5 mil metros cúbicos por segundo, permitindo que o nível do rio à jusante da Usina suba entre 2 e 3 metros, segundo o superintendente de Operação de Itaipu, José Benedito Mota Júnior.
Com a operação de Itaipu para ajudar os países vizinhos a escoar suas safras, mais de 200 mil toneladas de soja, avaliadas em US$ 60 milhões, poderão seguir para o mercado exterior, com o aumento do nível do Rio Paraná.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Itaipu