Sem categoria

Paraguai retoma a navegação no Rio Paraná

(Ilustração/IP)

O nível do rio Paraná aumentou o suficiente para permitir a navegação e o transporte da produção agrícola do Paraguai, pelo menos a partir desta terça-feira (19) até o dia 29 de maio.

O MRE informou que desta maneira, mais de 200 mil toneladas de grãos, avaliadas em 60 milhões de dólares, poderão ser colocadas no mercado internacional de maneira competitiva.

De acordo com o governo paraguaio, as condições para melhorar a navegabilidade do rio Paraná foram alcançadas devido ao uso eficiente, múltiplo e equitativo do sistema de regulação dos reservatórios da Itaipu Binacional e da Entidade Binacional de Yacyretá.

Brasil, Paraguai e Argentina participaram nas negociações para garantir as condições de navegação dos cursos de água. O transporte fluvial é responsável por movimentar 80% de comércio exterior do Paraguai.

O plano para o posicionamento e a partida das embarcações, a transposição em Yacyretá e as etapas críticas à jusante da barragem até a confluência com o rio Paraguai, exigiram coordenação interinstitucional da equipe coordenada pelo MRE. Além disso, representantes da Entidade Binacional Yacyreta, Itaipú Binacional, Comissão Mista Paraguai-Argentina do Rio Paraná, com o apoio de líderes de organizações e sindicatos do setor privado e outros atores relevantes também participaram das discussões.

Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/reinicia-navegacion-en-el-rio-parana-y-la-produccion-varada-va-a-los-mercados-internacionales/

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *