Sem categoria

Moradores de Foz fazem mobilização para pedir a reabertura da fronteira

Ponte da Amizade. (Foto: Receita Federal)

Moradores de Foz do Iguaçu, entre eles empresários, comerciantes, mototaxistas e pessoas ligadas ao turismo e ao transporte de mercadorias fizeram uma mobilização na manhã desta quarta-feira (20), na região da Ponte da Amizade. O objetivo foi pedir a reabertura da fronteira, fechada há mais de 2 meses, para reativar o comércio na região.

O grupo seguiu pacificamente em comboio até a Ponte da Amizade, onde forças de segurança montaram um bloqueio para evitar que alguém tentasse cruzar a fronteira. O protesto durou cerca de duas horas.

Por determinação do Governo brasileiro, a previsão é que as as fronteiras permaneçam fechadas até o fim deste mês.

Argentina

Inicialmente, a mobilização seria realizada também na Argentina e no Paraguai. Em Porto Iguaçu não houve manifestação na aduana. O governo do país, que flexibilizou o protocolo sanitário em algumas províncias, anunciou que estuda estender a quarentena até 8 de junho.

Aduana Argentina. (Foto: Mario Antonowicz/Gentileza)

Paraguai

Em Cidade do Leste, também não foi registrado nenhum protesto, mas o Governo reforçou a segurança na zona primária, na entrada da Ponte.

Aduana de Cidade do Leste. (Foto: Edgar Medina/Gentileza)

Os jornais do Paraguai reforçaram que o presidente Mario Abdo Benítez, mantém a mesma postura com relação ao fechamento das fronteira. Benítez inclusive já apontou o Brasil como uma ameaça para o programa de emergência sanitária adotado no Paraguai e afirmou recentemente que “abrir a fronteira será o último passo no combate à propagação do coronavírus”.

Os jornais também abordaram a falta de comando no Ministério da Saúde do Brasil e a quantidade de casos de Covid-19 registrados no país.

Leia mais: https://www.ultimahora.com/brasilenos-se-manifiestan-y-exigen-reapertura-frontera-foz-yguazu-n2886157.html

Leia mais: https://www.lanacion.com.py/pais/2020/05/20/ante-protesta-en-foz-antimotines-resguardan-puente-de-la-amistad/

Leia mais: https://www.clarin.com/politica/coronavirus-argentina-alberto-fernandez-recibe-horacio-rodriguez-larreta-axel-kicillof-definir-sigue-cuarentena_0_mm0bwMhDV.html

Leia mais: https://www.lanacion.com.ar/politica/en-medio-tension-anuncian-cumbre-19-olivos-nid2367567

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.