Sem categoria

Previsão aponta frio neste fim de semana no PR com pequena possibilidade de neve em SC

Início da semana promete ser de termômetros com registros negativos.

As temperaturas vão despencar em Santa Catarina na madrugada de domingo (24), aponta a Epagri/Ciram. Conforme boletim assinado pela meteorologista Gilsânia Cruz, há pequena possibilidade de neve e chuva congelada — isolada e passageira — em pontos no Planalto Sul, na Serra Catarinense.

A temperatura mínima deve chegar a 0 ºC no Planalto Sul, com máxima de 25 ºC no Litoral Norte. Uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, aliada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, muda a condição do tempo e faz os índices dos termômetros caírem ainda mais.

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que no início da próxima semana as mínimas possam chegar a -5 ºC em pontos do Estado, como Serra e Meio-Oeste. Há, inclusive, condição para geada ampla no Oeste.

A Defesa Civil chegou a emitir um alerta para o frio e pede à população que tenha cuidado principalmente com as pessoas mais vulneráveis (como idosos, crianças, pessoas doentes e moradores de rua) e animais de estimação.

Paraná

No Paraná a previsão é de ocorrência de geadas a partir do domingo (24) nas regiões Sudoeste, Oeste e Centro-Sul do Estado. De acordo com o Simepar os termômetros podem marcar de 2 a 3 graus negativos nas cidades de Mangueirinha, Pato Branco, Clevelândia, Vitorino, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Cascavel, Castro, Pinhão e Irati até o dia 3 de junho.

A Sanepar fez um alerta à população para que proteja o hidrômetros das residências. A queda das temperaturas e as geadas podem congelar a água dentro dos medidores e provocar rompimento das tubulações que ficam expostas, podendo interromper o abastecimento.

(Foto: AEN)

Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo. Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite. Essa ação evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação.

Leia mais: https://www.nsctotal.com.br/noticias/previsao-aponta-frio-neste-fim-de-semana-em-sc-e-pequena-possibilidade-de-neve#_=_

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=107123&tit=Sanepar-alerta-populacao-para-proteger-o-hidrometro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *