
Uma equipe de pesquisadores da UTFPr, Campus Ponta Grossa, conseguiu desenvolver um ventilador mecânico de baixo custo (comparado aos modelos comerciais do mercado) para que possa ser utilizado em hospitais. O equipamento começou a ser criado após a doação de um motor de limpador de pára-brisas de uma empresa montadora de caminhões e, em menos de um mês, um protótipo já estava pronto.
O grupo Collab Air é formado por alunos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, e é coordenado pelos orientadores Joaquim Mira e Frederic Conrad, juntamente com colaboração da fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e fisioterapia respiratória, Paula Motta.
O protótipo, denominado e Air One, recebeu a colaboração da comunidade externa, doação de empresas, além do apoio do Ministério Publico Federal e da Justiça Federal em Ponta Grossa. Os recursos já somam R$ 38.680,00.
Durante a demonstração os responsáveis pela criação do novo equipamento destacaram como ele poderia colaborar com possíveis pacientes com síndromes respiratórias e casos específicos da Covid-19 da região, servindo também de base para outras criações no mundo.
Na próxima fase serão construídos mais protótipos, para realização de testes (eletroeletrônicos, mecânicos, clínicos, etc.) e validação clínica, para posterior homologação pelos órgãos e autoridades competentes. Após a conclusão dessa etapa será iniciada a produção dos ventiladores mecânicos.
Aqueles que também tiverem a possibilidade de colaborar com o projeto, podem entrar em contato com a equipe Collab Air pelo e-mail mira@utfpr.edu.br