Sem categoria

Ventilador mecânico é desenvolvido a partir de motor de pára-brisa

(Foto: Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores da UTFPr, Campus Ponta Grossa, conseguiu desenvolver um ventilador mecânico de baixo custo (comparado aos modelos comerciais do mercado) para que possa ser utilizado em hospitais. O equipamento começou a ser criado após a doação de um motor de limpador de pára-brisas de uma empresa montadora de caminhões e, em menos de um mês, um protótipo já estava pronto.

O grupo Collab Air é formado por alunos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, e é coordenado pelos orientadores Joaquim Mira e Frederic Conrad, juntamente com colaboração da fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e fisioterapia respiratória, Paula Motta.

O protótipo, denominado e Air One, recebeu a colaboração da comunidade externa, doação de empresas, além do apoio do Ministério Publico Federal e da Justiça Federal em Ponta Grossa. Os recursos já somam R$ 38.680,00.

Durante a demonstração os responsáveis pela criação do novo equipamento destacaram como ele poderia colaborar com possíveis pacientes com síndromes respiratórias e casos específicos da Covid-19 da região, servindo também de base para outras criações no mundo.

Na próxima fase serão construídos mais protótipos, para realização de testes (eletroeletrônicos, mecânicos, clínicos, etc.) e validação clínica, para posterior homologação pelos órgãos e autoridades competentes. Após a conclusão dessa etapa será iniciada a produção dos ventiladores mecânicos. 

Aqueles que também tiverem a possibilidade de colaborar com o projeto, podem entrar em contato com a equipe Collab Air pelo e-mail mira@utfpr.edu.br

Leia mais: http://portal.utfpr.edu.br/noticias/geral/covid-19/pesquisadores-desenvolvem-ventilador-mecanico-a-partir-de-motor-de-para-brisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *