Sem categoria

Paraná é o estado que tem maior remanescente da Mata Atlântica

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Com quase 6 milhões de hectares preservados, o Paraná é o estado brasileiro que apresenta maior remanescente da Mata Atlântica.

Os convênios e parcerias que encartam ações de preservação e recuperação são ferramentas para o desenvolvimento de projetos e programas que reforçam o compromisso com a biodiversidade.

Recuperação – O Estado tem dezenove viveiros florestais e dois laboratórios de sementes que produzem mudas de mais de 90 espécies nativas.

Um projeto de recuperação de nascentes e rios em parcerias com os municípios, como Projeto Águas da Serra, da PM Guarapuava, tem como objetivo a recuperação das Áreas de Preservação Permanente e produção de água.

Por meio de convênio firmado com a Força Verde e da atuação dos fiscais do quadro próprio da Secretaria, as ações de combate ao desmatamento ilegal resultaram na aplicação do maior volume de multas, nessa gestão. Só em 2019, ano que começou o novo governo, teve o maior número de autos de infração.  Foram aplicadas 1.040 multas que somam R$ 11,3 milhões. Nos últimos dez anos, foram apenas dual mil autuações.

(Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST)

Unidades de conservação – Cerca de 1,2 milhão de hectares de vegetação são protegidos em 69 Unidades de Conservação do Estado do Paraná. Desse número, 532 mil hectares estão em 15 unidades no Litoral paranaense. Dos 633 mil hectares de cobertura florestal que pertence ao Litoral, 532 mil estão em unidades de conservação.

Com base em levantamento realizado por técnicos do Instituto Água e Terra e do Consórcio Araucária, um mapeamento concluído em 2019 aponta que o Paraná apresenta 29,11% de cobertura por floresta nativa. Os dados estão representados no mapa do Estado do Paraná, elaborado pelo Instituto em 2020.

Confira o Mapa do Estado AQUI

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=107202&tit=Parana-e-o-Estado-que-tem-maiorremanescente-da-Mata-Atlantica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *