
O Governo do Paraguai emitiu o Decreto nº 3668, na sexta-feira (5), que anula uma disposição do ano passado que transferiu o feriado da Paz del Chaco para segunda-feira, 15 de junho.
Dessa forma, o feriado em comemoração ao fim da guerra com a Bolívia permanece na data original. Antes do novo cenário gerado pela pandemia da Covid-19 e da declaração de emergência nacional para impedir a propagação desta doença, a própria Secretaria Nacional de Turismo tinha solicitado a manutenção do feriado de 12 de junho.
O decreto, assinado pelo Presidente da República, Mario Abdo Benítez, também se baseia na Lei 1723 de 2001, que autoriza o Poder Executivo a transferir feriados nacionais.
A mesma lei que admite a possibilidade de mudar alguns feriados também estabelece que os feriados de Ano Novo; 15 de maio, dia nacional da independência; 8 de dezembro, dia da Virgem de Caacupé; 25 de dezembro, Natal; e a Quinta e a Sexta-feira Santa, não podem ser alterados.
Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/ejecutivo-mantiene-feriado-por-la-paz-del-chaco-en-el-viernes-12-de-junio/