
São cerca de 100 trabalhadores, dos quais seis já testaram positivo e muitos ainda não foram testados, diz o Sintcom-PR.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR) entrou com uma ação na Justiça pedindo imediata intervenção no Centro de Distribuição Domiciliar Londrina Centro. São cerca de 100 trabalhadores nessa unidade, dos quais 6 já testaram positivo para coronavírus.
De acordo com o Sindicato, desde o dia 26 de maio, os Correios confirmaram que havia trabalhador infectado, mas poucas providências foram tomadas até agora.
A ação judicial pede ainda que todos os trabalhadores sejam testados, incluindo os terceirizados; que sejam afastados sem prejuízo de remuneração pelo período de 15 dias, e que não sejam transferidos a prestar serviços em outras unidades durante o período de quarentena.
Além da ação judicial, o Sindicato protocolou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT), solicitando fiscalização na unidade, “pois é de conhecimento que os trabalhadores lidam com problemas no abastecimento de água e ausência de equipamentos de proteção individual”, afirmou em nota, o Sintcom-PR.
“Falta tudo nessa unidade. Desde água e sabão líquido a álcool gel, máscaras, luvas e, principalmente, cuidados mínimos de distanciamento e uso de máscaras. O que sobra é descaso da Empresa e desprezo pela vida dos trabalhadores e dos clientes que entram em contato direto com eles”, apontou Adaílton Cardoso (Dadal), secretário geral do Sintcom-PR.
De acordo com o sindicato, os testes para Covid-19 foram realizados somente nos trabalhadores que possuem convênio com a Postal Saúde, sendo que alguns se descredenciaram do Plano pelo aumento abusivo no compartilhamento e nas mensalidades.
O Sindicato enviou ofício solicitando que a Empresa não cobre dos funcionários o compartilhamento do valor dos testes pra Covid-19, por entender que se trata de risco de doença ocupacional de responsabilidade exclusiva da Empresa. Até o momento, informou o sindicato, não houve resposta.
Paulo Sérgio Marante
Por mim e para muita gente, o Correio pode fechar de vez. Não tem mais sentido manter uma estrutura pública como essa. Pode privatizar, eu deixo.
Em Londrina, funcionários do Correio com Covid-19 - Paçoca com Cebola
[…] De acordo com o Sindicato, desde o dia 26 de maio, os Correios confirmaram que havia trabalhador infectado, mas poucas providências foram tomadas até agora. (leia mais) […]