Sem categoria

Foz registra 12 novos casos de Covid-19 e Saúde amplia monitoramento de casos confirmados

(Imagem: AMN)

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta quinta-feira (11), 12 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 233 casos da doença no município. Os novos casos são 4 mulheres e 8 homens com idades entre 16 e 79 anos.

Duas pessoas estão internadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, e as demais permanecem em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas gripais leves. Nove casos são considerados transmissão comunitária e 3 casos, importados.

A Vigilância Epidemiológica monitora todos os casos confirmados, bem como os contatos próximos dos pacientes, a fim de evitar a disseminação da doença.

Dos 233 casos confirmados, 148 já estão recuperados, 72 estão em isolamento domiciliar, 10 pessoas estão internadas e o município também contabiliza 3 óbitos.

Monitoramento

A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou uma série de medidas mais rígidas no combate à pandemia do novo Coronavírus. Entre as ações está uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica e a Guarda Municipal para ampliação do monitoramento de pessoas confirmadas com a doença.

A estratégia consiste em realizar visitas aleatórias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social. Atualmente, 72 pessoas cumprem o isolamento domiciliar orientado pela Vigilância Epidemiológica. Caso a pessoa positivada não esteja cumprindo as recomendações, poderá responder criminalmente, com o envio da infração ao Ministério Público.

Hoje o monitoramento é feito diariamente por telefone, e somente quando a ligação não é atendida, uma equipe se desloca ao local. A Vigilância Epidemiológica realiza o rastreamento com familiares, amigos e colegas de trabalho das pessoas infectadas a fim de evitar a proliferação da doença. Com a visita in loco, a verificação ganha mais eficiência.

Reforço

Seis equipes, formadas por dentistas da Atenção Básica e guardas municipais já iniciaram as visitas nesta quinta-feira (11). A ampliação do monitoramento foi anunciado essa semana pelo Prefeito Chico Brasileiro. A medida é importante, pois auxilia no bloqueio da cadeia de infecção, diminuindo a transmissão do coronavírus.

Com informações da AMN.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *