Sem categoria

Publicitário do RS grava documentário sobre quarentena em hostel na Argentina

Rafael Guerra foi para Merlo fazer trabalho voluntário antes do começo da pandemia. Com fechamento das fronteiras, ele ficou isolado no país vizinho e criou um curta-metragem.

O publicitário gaúcho Rafael Guerra chegou no dia 9 de março em Merlo, cidade turística a quase 800 km de Buenos Aires, na Argentina, para fazer trabalho voluntário. Com o começo da pandemia do novo coronavírus, e o fechamento das fronteiras, ele transformou a rotina de isolamento em um curta-metragem. Veja neste link.

“Eu consegui trabalhar praticamente só uma semana e meia. Depois, a pandemia chegou e fui vendo os hóspedes indo embora, os funcionários indo embora, os voluntários indo embora. O hostel que tinha capacidade para 150 pessoas ficou apenas com seis pessoas”, conta.

Rafael teve, então, a ideia de registrar tudo com o celular.

“Merlo não tinha nenhum caso de coronavírus [toda a província de San Luís não tinha casos até esta sexta] e, pelo que eu sei, as pessoas se cuidavam. Você não tinha ideia. Eu ia ao mercado e me estressava. Tanto que, uma vez, eu estava voltando do mercado e tinha uma pessoa gritando: ʽVai pra casaʼ Mesmo me vendo com as sacolas. As pessoas realmente entenderam o isolamento”, relata.

A rotina dos hóspedes foi gravada em abril e maio, durante o isolamento total determinado pelo governo argentino.

Rafael observou a preocupação dos argentinos com o jeito que os brasileiros estão enfrentando a pandemia e quando chegou no Brasil, teve um choque de realidade.

“Eu saí da Argentina em um ônibus especial, só com brasileiros, com autorização do consulado. Quando parei em um posto, aqui no Brasil, me assustei só no caminho para ir ao banheiro. Passei por umas 15 pessoas sem máscara, e isso já não era mais a minha realidade”.

Realidades diferentes, tão perto uma da outra, no enfrentamento de um problema único no mundo inteiro.

Leia mais: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/06/13/jornalista-do-rs-grava-documentario-sobre-quarentena-em-hostel-na-argentina.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *