Sem categoria

Grupamento aéreo da Polícia Civil comemora 4 anos

(Foto: PCPR)

O Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora quatro anos nesta quarta-feira (17). Nesse período a frota passou a ter 3 helicópteros e 1 avião que foram usados em 441 operações programadas para cumprimento de mandados. O Grupamento também realizou o primeiro curso de pós-graduação em operações aéreas de segurança pública do país. 

Do total de operações programadas realizadas entre 17 de junho de 2016 até maio deste ano, 83% foram fruto do trabalho de polícia judiciária da PCPR e o restante, em apoio a outras forças de segurança (Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros Militar).

(Foto: PCPR)

O grupamento aéreo da PCPR também atua de forma emergencial em ocorrências. Em quatro anos foram 264 voos de apoio desse tipo, sendo que 73% foram para atuar em ocorrências da própria PCPR. Os demais voos de emergência foram em apoio a Polícia Militar e Casa Militar (43), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Forças Armadas (22) e Guarda Municipal (6). 

Em quatro anos, foram realizados ainda 209 voos de repressão qualificada, em que o objetivo é sobrevoar locais onde há maiores índices de determinados delitos contribuindo para a efetividade das ações de polícia judiciária. 

As aeronaves da PCPR ainda fizeram cinco voos para transporte de órgãos para transplante e 10 voos em ocorrências relacionadas a arrebatamento de presos e rebeliões em unidades prisionais. 

Evolução – O delegado Renato Coelho explica que no início das atividades a atuação era focada na repressão aos crimes relacionados ao tráfico de drogas, conforme prevê o decreto 4385 de 2016. Mas, que ao longo dos anos, a operacionalização do grupamento aéreo da PCPR ganhou solidez em todos os trabalhos de polícia judiciária.  

Para o delegado, com o uso de helicópteros é possível ter uma visão mais ampla do que está ocorrendo em terra. “A aeronave é utilizada como plataforma de observação e com ela podemos posicionar os policiais em uma melhor área, evitar situações de riscos para as equipes”, afirma. 

Leia mais: http://www.policiacivil.pr.gov.br/Noticia/PCPR-comemora-quatro-anos-de-criacao-de-seu-grupamento-aereo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *