Sem categoria

Ministério da Educação revoga política de cotas para acesso à pós-graduação

O Ministério da Educação, por meio da Portaria 545, de 16 de junho, revogou nesta quinta-feira (18) outra portaria, que garantia política de cotas em programas de pós-graduação.

A portaria número 13, de maio de 2016, revogada hoje, garantia às instituições de ensino superior, o estabelecimento de programas para a inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado.

A medida pegou entidades de surpresa. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos, informou que, através das instituições democráticas, tentará reverter a medida e que a comunidade acadêmica está coesa na defesa da democratização do acesso à universidade, à pesquisa e ao conhecimento.

Segundo Associação Nacional de Pós-graduação (ANPG), a medida vai afetar instituições que ainda não haviam implantado programas de cotas. A associação afirma que, ainda assim, as universidades poderão continuar com os programas implementados ou criar outros, com base na autonomia universitária.

Leia mais: https://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2020-06/ministerio-da-educacao-revoga-politica-de-cotas-para-acesso-pos-graduacao

Leia mais: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/18/mec-revoga-portaria-que-criava-politicas-de-inclusao-na-pos-graduacoes-como-o-acesso-a-negros-indigenas-e-deficientes.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *