Sem categoria

Ministério da Saúde recomenda manter a fase 3 da quarentena por mais duas semanas no Paraguai

(Foto: Agência IP)

O ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, comunicou nesta terça-feira (23) ao presidente da República, Mario Abdo Benítez, que a recomendação é estender a fase 3 da quarentena inteligente por mais duas semanas, devido ao aumento de casos comunitários de coronavírus em todo o país.

Mazzoleni, junto com sua equipe, realizou uma reunião com o presidente para apresentar um relatório sobre o progresso da pandemia de coronavírus no país. Na ocasião, o ministro recomendou ao presidente estender a fase 3 da quarentena até 19 de julho, a fim de evitar a propagação do vírus.

O Ministro admitiu que o avanço das fases da quarentena inteligente representa um risco. “Naturalmente, continuaremos avaliando os indicadores, mas a distribuição da comunidade, a situação regional, o índice de transmissão alto e também o aumento da exigência de demandas hospitalares por motivos não relacionados ao Covid-19, estão preocupantes e são levados em consideração.

O Secretário de Estado sustentou que a maior parte dos casos hoje são comunitários, ou seja, por contato ou sem conexão, ao contrário da situação que ocorreu semanas atrás, quando 85% dos positivos eram registrados em compatriotas que retornavam do exterior.

Ele explicou que a grande maioria dos surtos de casos ocorre na esfera social, não tanto no local de trabalho.

Mazzoleni mencionou que o objetivo da Saúde Pública é passar o inverno da maneira mais calma possível, levando em consideração que nessa época do ano o número de consultas sobre sintomas respiratórios aumenta e se os casos positivos dispararem, o sistema de saúde seria afetado.

Por outro lado, mencionou que estão monitorando de perto a situação dos departamentos de Caaguazú, Centro e Alto Paraná, que são as áreas que mais preocupam as autoridades de saúde, porque concentram a maior quantidade de população.

O ministro também observou que, no momento, a recomendação está focada apenas em estender a fase três da quarentena inteligente por mais duas semanas. Enquanto isso, as áreas com atraso, que ainda estão na fase 2, serão avaliadas, especialmente em Concepción.

Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/ministro-de-salud-recomienda-al-ejecutivo-extender-por-dos-semanas-mas-la-fase-3-de-la-cuarentena/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *