Sem categoria

Em apenas um mês polícia registra 43 golpes só em Francisco Beltrão (PR)

(Imagem: Polícia Militar)

Foram registradas ao todo 43 ocorrências policiais envolvendo casos de estelionato só no município de Francisco Beltrão, no último mês. Para a busca, foi analisada a data de 26 de maio até 26 de junho deste ano. Como estelionato são consideradas as fraudes que induzem alguém a uma falsa concepção de algo, com o intuito de obter uma vantagem ilícita.

De acordo com o subcomandante do 21º BPM, major Rogério Gomes Pitz, somente nesta sexta-feira (26), dois casos foram registrados. Em ambos, os golpistas utilizaram informações do antigo proprietário do número e cobraram dívidas, se passando por outras pessoas. As conversas eram por WhatsApp.

(Imagem: Polícia Militar)

Entre os golpes mais comuns estão o pedido de resgate, pelo sequestro de algum parente próximo ou ainda as negociações de compra e venda de produtos, feitas pela internet, nas quais o golpista se passa por um vendedor de um produto e oferece o objeto muito com um valor bem abaixo do praticado no mercado.

Os golpes são aplicados por meio da clonagem de contas de WhatsApp ou, ainda, a com a utilização de informações do antigo proprietário daquele número de telefone.

A Polícia Militar orienta quem recebe esse tipo de mensagem para que, em primeiro lugar, mantenha a calma e evite entregar qualquer informação pessoal (como nomes de familiares).

Depois, é preciso verificar se o que o golpista fala condiz com a realidade (faça contato com o seu parente, confira se aquela conta já não foi paga).

Prefira realizar compras em sites confiáveis. E, em caso de negociações na região, sempre que possível procure conhecer o produto, antes de adquiri-lo.

Desconfie de preços muito baixos, de números de telefone desconhecidos, e de histórias que não fazem sentido. Em caso de urgências, acione a PM pelo 190.

Com informações da Polícia Militar de Francisco Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *