/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/h/P/qUX5TpQpG7bBfTWXGwQg/monitora-elefante-marinh.jpg)
Moradores chamaram equipe de veterinários que constatou que mamífero está saudável e parou para descansar na faixa de areia. População não deve se aproximar.
Um elevante-marinho-do-Sul está sendo monitorado por especialistas após aparecer neste fim de semana em praias de Palhoça, na Grande Florianópolis. O animal de três metros e meio estava descansando na faixa de areai e chamou atenção dos moradores.
O Mirounga leonina apareceu em praias próximas à Ilha do Papagaio no sábado (4) e também neste domingo (5). Moradores viram o animal e acionaram o Instituto Australis, que faz monitoramento de praias na região. Veterinário da R3 Animal também estiveram no local com biólogos e um oceanógrafo para dar apoio e avaliar o mamífero.
Segundo a equipe da R3, o elefante-marinho jovem, com mais de 400 quilos, está saudável e procurou as praias da região para descansar.
A presença deles no litoral catarinense é ocasional e nessa época do ano pode ocorrer quando esses mamíferos e outros pinípedes saem de suas colônias na região da Argentina e migram para o Norte do oceano.
Os elefantes-marinhos não costumam ser agressivos, mas podem tentar se defender se sentirem ameaçados. Por isso a recomendação é que as pessoas não se aproximem.