Sem categoria

Empresa denuncia invasão em duas Áreas de Preservação Permanente às margens dos rios Paraná e Iguaçu em Foz

A Pedreira Britafoz apresentou uma denúncia para a Polícia Federal, após constatar a invasão de uma Área de Preservação Permanente (APP) na região do bairro Carimã, em Foz. A APP faz parte de uma área privada que pertence à empresa. A denúncia foi apresentada em 8 de maio.

De acordo com a informação repassada pela Assessoria Jurídica da Britafoz, a área do Carimã, que fica numa faixa de 200 metros do rio Iguaçu vem sofrendo crimes em razão da invasão da propriedade privada inserida em uma área de preservação.

O crime foi registrado no fim de abril quando a direção da empresa recebeu a informação de que dezenas de pessoas tinham invadido a APP que fica dentro da propriedade particular. 

Com um drone foi possível flagrar a movimentação no local. (foto: Britafoz)

Com uso de um drone, foi possível verificar e registrar a movimentação de pessoas no local. De acordo com a direção da Empresa, a Polícia Ambiental esteve no local, após a notificação do Ministério Público. Nesta segunda-feira (6) a empresa ajuizou um pedido de reintegração de posse.

Após a invasão, a área, que até então estava intocada, passou a ser local de obras, com focos de incêndio, de depredação ambiental, e provável prática de atos ilícitos.  

Área Pública

A empresa também protocolou uma denúncia junto à Prefeitura Municipal, em 26 de junho, relacionada ao que seria outra invasão de APP, desta vez em área pública, na região próxima ao Porto Belo, perto do aterro sanitário, na margem do rio Paraná.

Próximo ao Porto Belo. (Foto: Britafoz)

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que o processo está com a fiscalização da Fazenda, que está verificando a situação e deverá fazer uma nova vistoria na área.

O que é uma APP

Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Cris Loose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *