Sem categoria

Cooperativa fundada por brasileiros que “fincaram raízes” no Paraguai nas décadas de 70 e 80, comemora 30 anos de fundação.

O início de tudo. (Foto: Divulgação)

Os descendentes paraguaios, que fazem parte da 3ª geração das famílias dos primeiros colonos que investiram na região, continuam produzindo e ajudando no desenvolvimento o país.

A Cooperativa Unión Curupayty Ltda, que tem sede em Santa Rosa Del Monday, no Paraguai, completou nesta quarta-feira (8), 30 anos de fundação. A história é resultado do sonho de 15 produtores que criaram a cooperativa em 8 de julho de 1980, com o objetivo de fazer a diferença na região.

Deu certo. Hoje a Cooperativa é fonte de inspiração e motivação para crescer e inovar. Atualmente são 180 sócios, responsáveis pelo cultivo de 20 mil hectares e que colhem cerca de 90 mil toneladas de soja, 15 mil de trigo e 40 mil de milho, por ano.

Os silos tem capacidade para armazenar até 87 mil toneladas. (Foto: Divulgação)

Quem organiza isso tudo são 140 colaboradores, responsáveis por várias áreas. Para receber e armazenar produção, a Cooperativa tem silos com capacidade para 87 mil toneladas. Também possui depósitos para fertilizantes, sementes e insumos agrícolas.

Tecnologia – A tecnologia também é um dos focos destes produtores. Tanto que cerca de 2 mil hectares são usados para a produção de sementes de soja e trigo, desenvolvidas e analisadas em laboratório próprio.

Além disso, a Cooperativa é representante exclusiva, no Paraguai, das sementes desenvolvidas pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

Indústria – Na área industrial da Unión, está instalado um moinho de farinha de trigo com capacidade para produzir até 60 toneladas de farinha e de outros subprodutos, por dia. A “Farinha Unión” é comercializada em todo o Paraguai e a distribuição é feita com uma frota própria de caminhões. Afinal, é preciso assegurar a qualidade da mercadoria.

Qualidade que é garantida pelo laboratório de controle e pela panificadora de provas, montada especificamente para testar tudo o que é produzido no local.

Assistência – A Cooperativa oferece assistência técnica agrícola e veterinária, tem uma loja de ferramentas e outra de materiais agrícolas e ainda representa a bandeira de combustíveis Ecop, na região.

Nesses 30 anos, a união dos produtores se consolidou e hoje, eles fazem parte da Fecoprod e da Unicoop, no Paraguai, além de serem acionistas da Upisa Alimentos, do Bancop S/A e da Ecop Combustíveis.

Responsabilidade social e econômica – Pensando em atuar com responsabilidade social, a Cooperativa doa material às escolas públicas da região e também realiza palestras de capacitação, com o apoio dos comitês de educação, de jovens e de senhoras. Tudo voltado para os moradores.

Já o comitê de crédito trabalha na análise e no controle dos créditos dos sócios e dos clientes, enquanto a junta de vigilância ajuda a zelar pelos interesses dos associados.

De acordo com a direção, são 30 anos seguindo os valores cooperativos, com inovação, honestidade e transparência, e buscando produzir para melhorar a qualidade de vida da região e contribuir com o desenvolvimento do Paraguai.

Agradecimento – Sigmar Bubans, presidente da Cooperativa agradeceu dizendo que “chegamos até aqui com as bênçãos de Deus, o trabalho e a confiança dos nossos sócios, clientes, colaboradores, provedores e tantas outras pessoas e instituições que têm nos acompanhado nessa caminhada. Estamos felizes por comemorar mais um ano. Um ano cheio de desafios, no qual esperávamos realizar uma linda festa que, em virtude da pandemia, não será realizada. Mesmo assim, de todas as maneiras, queremos fazer chegar a todos, os nossos agradecimentos. Obrigada por fazerem parte da nossa família e por depositar confiança no nosso trabalho. Hoje celebramos 30 anos ao lado do homem do campo”.

A atual sede administrativa da Cooperativa. (Foto: Divulgação)

Com informações da Cooperativa Unión Curupayty Ltda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *