Sem categoria

Marcos das Fronteiras da Argentina e do Brasil completam 117 anos neste dia 20 de julho

(Fotos: LaVozDeCataratas/Reprodução)

A Diretoria de Patrimônio Histórico Cultural, está convidando os moradores de Puerto Iguazú e região, para contarem alguma história relacionada ao local ou compartilhar imagens e fotos do chamado “Hito de las 3 Fronteras”, na Argentina.

Em 20 de julho de 1903, foram inaugurados os dois obeliscos, um em Puerto Iguazú e outro em Foz de Iguaçu.

A inauguração dos marcos, que passaram por uma remodelação e hoje fazem parte do roteiro turístico da fronteira, exatamente onde o rio Iguaçu se encontra com o rio Paraná, marcou o término pacífico da disputa territorial entre Argentina e Brasil, segundo informou o LaVozDeCataratas.

Já o obelisco paraguaio foi inaugurado em 1961, completando simbolicamente a “tríplice fronteira”.

Assim, a estrutura das Três Fronteiras é um ativo cultural que pode representar a solução pacífica para os conflitos entre nossos povos.

Por esse motivo, o Departamento de Patrimônio Histórico de Iguazú está organizando um levantamento completo de todos os bens culturais do município, para proteger, salvaguardar e preservar o Patrimônio Cultural de Puerto Iguazú, na Argentina.

O projeto, de iniciativa popular, pretende que os monumentos sejam declarados patrimônio material, imaterial e cultural. Para isso, todo o levantamento deverá ser submetido às Nações Unidas depois de passar pela Câmara dos Deputados e pelo Congresso Nacional, na Argentina, conforme informou a Diretora da Divisão de Patrimônio Histórico de Puerto Iguazú, María Esther Rolón, ao LaVozDeCataratas.

“Para isso, estamos resgatando a história em conjunto com a Universidade Latino-Americana de Foz do Iguaçu, a UNILA”, destacou Rolón.

Leia mais: http://lavozdecataratas.com/noticia_66909.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.