Segundo a prefeitura, foram gastos R$ 3 milhões com 80 mil doses; Sesa não recomenda o uso do medicamento, pois não há comprovação científica da eficácia contra a Covid-19.
A Prefeitura de Paranaguá, no litoral do Paraná, começou a distribuir aos moradores, na sexta-feira (17), um remédio que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19. O medicamento chama-se ivermectina.
Segundo a prefeitura, a entrega tem sido feita no ginásio do município, para moradores com mais de 40 anos ou pessoas mais jovens com pressão alta, diabetes e problemas no coração. Conforme o município, pelo menos duas mil pessoas retiraram o remédio até este sábado (18).
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.
Na divulgação da campanha, a prefeitura informa que a ação da ivermectina contra a Covid-19 apresentou resultados favoráveis e comprovados em laboratório.
Conforme o município, foram gastos R$ 3 milhões para comprar 80 mil doses do medicamento. As autoridades de saúde da cidade dizem que o objetivo não é prevenir a Covid-19, mas diminuir os casos mais graves da doença e a pressão no sistema de saúde.