Fêmea adulta está com o filhote e aparenta comportamento normal. Animais foram vistos em Imbituba, no Sul do estado.
Mais uma baleia-franca com uma pedaço de rede de pesca preso às calosidades da cabeça foi avistada em Imbituba, no Sul catarinense, na segunda-feira (20). Ela estava no mar na altura da Praia do Rosa, acompanhada de um filhote e é monitorada por especialistas do ProFranca/Instituto Australis, que acompanham a presença dos mamíferos no estado.
Outro animal da mesma espécie, também com rede de pesca preso ao corpo, foi avistado neste mês em Imbituba.
A baleia vista nesta semana está com um “pano de rede” com algumas boias brancas preso à cabeça. Apesar disso, não apresenta ferimentos e nem tem atividades como deslocamento e amamentação comprometidas. O filhote também está com comportamento normal, segundo o Instituto Australis. Com base nessas informações e no tipo de enredamento, não é preciso fazer a retirada da rede, que deve acabar se desprendendo sozinha, como em outras ocasiões.
Os especialistas monitoraram os animais por meio de um ponto fixo com auxílio de binóculos e teodolito, e fizeram imagens aéreas com drone. A baleia adulta ainda não havia sido catalogada e recebeu um número novo, B854.
A temporada reprodutiva das baleias-franca está no início e se estende até novembro, com pico de ocorrência em setembro.