Sem categoria

40% dos alunos das escolas de educação infantil de Curitiba cancelaram matrículas durante pandemia, diz associação

(Foto: Pixabay)

Pesquisa feita com aponta aponta que 60% das escolas demitiram algum funcionário e que faturamento caiu pela metade.

Os pais e responsáveis de quatro em cada dez alunos das escolas particulares de educação infantil cancelaram as matrículas das crianças durante a pandemia do novo coronavírus, em Curitiba.

Os números são de uma pesquisa feita pela Associação das Escolas Particulares da Educação Infantil (Assepei).

De acordo com a sondagem, a crise financeira fez muitos pais cancelarem as matrículas. As aulas de escolas e universidades, públicas ou particulares, estão suspensas desde março.

A Secretaria Estadual da Educação (Seed) discute ainda quais serão os protocolos para retomada das aulas no Paraná. O plano preliminar prevê distanciamento entre os alunos, horários escalonados e volta às atividades presenciais gradativa por idade. Não há decisão sobre a data de volta às aulas.

O boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) de quinta-feira aponta que em todo o Paraná mais de 1,5 mil pessoas morreram de Covid e 61 mil foram infectadas pelo vírus. Em Curitiba, foram registradas 423 mortes e 13 mil casos da doença.

Os dados apontam que 60% das escolas ouvidas demitiram pelo menos algum funcionário. Em números totais, segundo a associação, mais de 500 pessoas foram demitidas das escolinhas.

Segundo a associação, com a queda no número de alunos matriculados e redução nas mensalidades, o faturamento das escolas infantis caiu pela metade, o que representa mais de R$ 1,7 milhão.

“São pequenas escolas, que se mantém exclusivamente com as mensalidades”, afirmou o diretor da Assepei e proprietário de escola, Everton Renaud. Everton era proprietário de duas escolas. Uma delas fechou durante a pandemia. A outra ficou com 25% dos alunos.

A pesquisa apontou que 40% dos empresários cogitaram ou ainda consideram fechar as postas. Em Curitiba, há 424 escolas particulares de educação infantil, segundo a Assepei.

A Prefeitura de Curitiba informou que recebeu quase 2 mil solicitações de transferências para as escolas infantis públicas. Ao todo, os centros de educação infantil da rede municipal têm 145 mil alunos em Curitiba.

Leia mais: https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2020/07/24/40percent-dos-alunos-das-escolas-de-educacao-infantil-de-curitiba-cancelaram-matriculas-durante-pandemia-diz-associacao.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *