Sem categoria

Turismo de Itaipu recebe certificado inédito de responsabilidade sanitária

(Foto: Divulgação)

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), que reúne os atrativos da usina, recebeu nesta sexta-feira (24), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), a certificação de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido.

Foi o primeiro atrativo de Foz do Iguaçu a receber a chancela, concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Reaberto após a quarentena restritiva, o CTI foi testado e aprovado pelos visitantes na quarta-feira (22).

A outorga atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A entrega foi feita pelo prefeito Chico Brasileiro e pelo secretário de Turismo, Gilmar Piolla, ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e ao diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo Garrido.

“Itaipu está dando um grande exemplo, com essa abertura responsável”, elogiou o prefeito Chico Brasileiro. “Ela mostra que é possível trabalhar o turismo e visitar nossos atrativos de forma segura. Com certeza, servirá de exemplo para outros destinos do Brasil”, afirmou.

Para o general Joaquim Silva e Luna, a outorga comprova a responsabilidade da usina de sair na frente para iniciar o movimento de retomada do turismo, num ambiente saudável. “Este selo não só estimula o retorno dos turistas, como reforça a importância de nos conscientizarmos para respeitar a saúde de todos, tomando os devidos cuidados.”

Para Gilmar Piolla, o pioneirismo da Itaipu “demonstra o compromisso da empresa com a vida e com a retomada das atividades econômicas do município”. Já a chefe de Comunicação Social e de Turismo de Itaipu, Patrícia Iunovich, disse que chancela estimula a usina a buscar cada vez mais a excelência e oferecer um território seguro para os trabalhadores e turistas.

Com várias premiações no setor turístico, a hidrelétrica já foi eleita o 3º Ponto de Referência do Brasil e 6º Monumento na América do Sul. Também foi agraciada com o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, concedido pela Organização Mundial do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar as medidas e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades. Nesta semana, foi editado o Decreto n° 28.337, que atualiza e consolida a legislação sobre o tema, incluindo a previsão de retorno dos eventos sociais e turísticos a partir do dia 1° de outubro.

Leia mais: https://jie.itaipu.gov.br/conte%C3%BAdo/turismo-de-itaipu-recebe-certificado-in%C3%A9dito-de-responsabilidade-sanit%C3%A1ria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *