Sem categoria

Itaipu e parceiros lançam projeto “Vila A Inteligente”, nesta terça-feira (28)

Vista aérea da Vila A. Bairro terá sistema modelo de inteligência. (Foto: Kiko Sierich)

Foz do Iguaçu ganhará o primeiro bairro inteligente do País, resultado de uma parceira entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. O lançamento será na manhã desta terça-feira (28), no Centro Executivo da Itaipu.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais. e será possível acompanhar pelos canais da ABDI e da Itaipu Binacional e pelas páginas da Prefeitura de Foz e do PTI.

O projeto – O projeto Vila A Inteligente inclui luminárias inteligentes com câmeras de reconhecimento facial integradas; pontos de ônibus e semáforos inteligentes; rede de WI-FI pública e central de controle operacional, entre outras inovações.

O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 10 tecnologias para tornar Cidades Inteligentes no bairro, com a intenção de testar e validar essas soluções. A ideia é, com isso, atrair novas empresas e negócios para a cidade e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores.  A validação das tecnologias permitirá, ainda, a replicação da iniciativa em outros bairros de Foz e outros municípios.

Além de melhores condições para os cidadãos, o Programa Vila A Inteligente, que faz parte das ações do Acelera Foz, tem o objetivo de diversificar a economia de Foz do Iguaçu. A expectativa é que o espaço de testes seja um atrativo para dezenas de empresas e startups testarem suas soluções.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) destinará R$ 6 milhões para o projeto, por meio de um convênio firmado entre a Agência e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nos próximos três anos.

Leia mais: https://jie.itaipu.gov.br/conte%C3%BAdo/itaipu-e-parceiros-lan%C3%A7am-projeto-vila-inteligente-nesta-ter%C3%A7a-feira-28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *