Sem categoria

Duas chuvas de meteoros estarão visíveis esta noite; saiba como observar

(Foto: Pixabay)

A semana está cheia de corpos celestes. O pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas, visível do Hemisfério Sul, ocorre entre esta terça (28) e quarta-feira (29). Até o amanhecer, você terá a chance de ver, a olho nu, 25 meteoros por hora. Além disso, uma chuva de meteoros menos intensa, a Alfa Capricornídeos, atingiu seu auge neste periodo.

Dependendo da região do Brasil, estima-se de 15 a 25 meteoros da Delta Aquáridas riscando o céu por hora, a uma velocidade estimada de 41 km/s. No Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, a atividade será mais intensa.

Em áreas urbanas, com poluição luminosa, apenas os meteoros mais brilhantes dessa chuva serão visíveis.

A Delta Aquáridas do Sul (South Delta Aquariids – SDA) é melhor observada no Hemisfério Sul, pois seu radiante —ponto de onde os meteoros aparentam surgir, na Constelação de Aquário— fica mais alto em nosso céu. O evento astronômico é visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. Na madrugada de quarta e de quinta-feira (30), o espetáculo também acontece, com menor intensidade.

Como acompanhar?

Torça por um céu sem nuvens (aqui tá nublado!). Procure um lugar com pouca luz, como uma varanda ou quintal. Quanto menos poluição luminosa, mais chances de observação. Fique confortável. Deite ou sente em uma cadeira (de preferência uma de praia), proteja-se do frio e evite usar o celular o tempo todo para não se distrair e nem ter a visão ofuscada pela claridade da tela. Tenha paciência. Seus olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar a luminosidade dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros).

A partir das 22h, olhe para o leste (direção em que o Sol nasce). A constelação de Aquário, onde está localizado o radiante fica na constelação de Capricórnio.

PS – Aqui em Foz, sem chance. Está nublado e frio. Se conseguirem ver e registrar e quiserem mandar os registros, informando onde foram feitos, eu agradeço. Boa sorte!

Leia mais: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/07/28/duas-chuvas-de-meteoros-estarao-visiveis-esta-noite-saiba-como-observar.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *