Sem categoria

Parque Nacional reabre para visitação na terça, 4 de agosto

(Foto:Bruno Bimbato / ICMBio)

Atendimento será de terça a domingo, das 9h às 16h.

O Parque Nacional do Iguaçu será reaberto para visitação pública na terça-feira (4), de forma gradual, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e, em especial, do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário.

A reabertura atende a demanda da sociedade, dos trabalhadores e empresas de turismo de Foz do Iguaçu, formalizada inclusive pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A cidade de Foz do Iguaçu tem sua economia diretamente ligada à atividade do turismo, e esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. “Dados da última pesquisa de avaliação de impacto no setor registram 34% de demissões de celetistas e 59% de não celetistas, além de 45% de suspensões de contratos de trabalho, agravando ainda mais a situação das empresas e trabalhadores do turismo”, destaca ofício do conselho.

Considerando a demanda, a direção do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra o Parque Nacional do Iguaçu, autorizou a reabertura da unidade de conservação para a visitação pública, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

(Foto: Bruno Bimbato / ICMBio)

A redução no horário de funcionamento tem o objetivo de ajustar a visitação às melhores práticas de proteção. A unidade seguirá com trabalho minucioso de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes.

Cuidados – Todo o público será recepcionado no Centro de Visitantes por equipes treinadas para atender e orientar os turistas e moradores da região sobre os procedimentos e cuidados com relação ao coronavírus. Integram esse atendimento a medição de temperatura, orientação para manter o distanciamento entre os visitantes, uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio. Vale destacar que é obrigatória a utilização da máscara para acessar o Parque Nacional do Iguaçu.

Ingressos exclusivamente pela internet – Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu serão vendidos exclusivamente on-line no site das Cataratas do Iguaçu.

O visitante precisará realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas. O parque irá trabalhar com o máximo de 350 vagas de ingressos por hora. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.

Moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade.

Serviços suspensos temporariamente – A estação Porto Canoas, que abrange o Restaurante Porto Canoas, lanchonete, joalheria, loja, café, localizados no final da Trilha das Cataratas, não reabrirá nesta etapa, em agosto. A medida tem o objetivo de manter o passeio ainda mais seguro para todos os visitantes.

Histórico – A unidade de conservação foi fechada pela primeira vez durante a pandemia, em 18 de março, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais, como medida de segurança para evitar o contágio da covid-19. Reabriu dia 10 de junho e fechou novamente dia 30 de junho.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *