Sem categoria

Alto Paraná: “Há mais mortes por Covid-19 do que informa o Ministério da Saúde”, diz médica

A médica Idalia Medina, da Associação de Médicos de Alto Paraná, Paraguai, informou ao La Nación que o panorama em todo o Departamento é desalentador. De acordo com ela, há mais mortes por Covid-19 do que vem sendo informado pelo Ministério da Saúde do Paraguai.

A profissional disse que informação se baseia nos resultados das amostras coletadas diariamente, em pacientes que estão na UTI e que acabam morrendo, antes de receber o resultado do exame. A médica também afirmou que o sistema de saúde entrou em colapso e que todos os leitos estão ocupados na região.

“No podemos dizer quantas pessoas já morreram em decorrência do Covid-19 em Alto Paraná porque há mais mortes do que se vê nos boletins do Ministério da Saúde. Temos pacientes que chegam mortos e não se sabe o motivo do óbito. Não temos o resultado imediato dos exames”, explicou a profissional.

“A quantidade de casos respiratórios aumentou exponencialmente nos últimos 15 dias e há uma semana o sistema de saúde do Departamento entrou em colapso. A cidadania precisa tomar consciência da gravidade desta doença”, pediu a médica.

O Ministério da Saúde, por sua vez, afirma que o sistema de saúde não entrou em colapso.

“Eles podem dizer isso pensando em todo o país, mas aqui, o problema começou há cerca de 15 dias e há uma semana entrou em colapso. A situação é diferente no restante do país, mas aqui não temos mais leitos”, disse Medina.

Leia mais: https://www.lanacion.com.py/pais/2020/08/02/alto-parana-hay-mas-muertos-por-covid-19-de-lo-que-reporta-el-ministerio-de-salud/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *