Sem categoria

Pequenas empresas conquistam o Selo de Qualidade do Turismo do Paraná

Negócios reconhecidos tiveram altos índices de conformidade em relação à gestão e atendimento ao cliente, além de aspectos como sustentabilidade e inovação.

Trinta e uma empresas paranaenses foram premiadas com o Selo de Qualidade do Turismo do Paraná, que certifica estabelecimentos turísticos com alto padrão de qualidade em relação à gestão e qualidade de serviços. Por causa da pandemia, os negócios receberão a notícia sobre o reconhecimento de maneira virtual. Até o final do ano, poderá ser realizada uma cerimônia híbrida, com parte presencial, para a entrega oficial do selo junto aos parceiros.

Segundo a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o Selo de Qualidade do Turismo traz para o estabelecimento um aumento, em média, de 27% no número de clientes e de 22% no faturamento, de acordo com dados do ano passado. Ela afirma que o reconhecimento leva em consideração números que vão além do desempenho e dos resultados financeiros.

As empresas que buscam obter o Selo passam por processos de adequação dos procedimentos e são submetidas a uma avaliação de conformidade que leva em consideração quesitos com aspectos relacionados à gestão, atendimento ao cliente, infraestrutura, oferta de serviço, inovação, sustentabilidade e critérios sociais e econômicos. Após a realização do processo ao longo de um ano, são premiados com o Selo de Qualidade do Turismo os estabelecimentos que atingirem uma nota de pelo menos 80 pontos (de um máximo de 100) em três critérios de avaliação: Excelência em Gestão, Roteiro de Análise e Turista Oculto.

Os negócios são avaliados por um Comitê Gestor composto por representantes do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR).Um dos vencedores com o Selo Ouro é o Planalto Select Hotel, localizado em um prédio histórico na área central de Ponta Grossa. Segundo seu proprietário, Daniel Wagner, o diferencial do estabelecimento, que completará 80 anos em 2021, é aliar a confiabilidade dos hotéis de rede com uma experiência diferenciada para os clientes que pode ser encontrada em hotéis locais.

Foram premiadas 31 micro, pequenas e médias empresas de 13 cidades de diferentes regiões do Paraná. Dentre elas, 18 obtiveram o Selo Ouro (com notas acima de 95), 9 conquistaram o Selo Prata (entre 90 e 95 pontos) e 5 levaram o Selo Bronze (com notas entre 80 e 90). As avaliações podem ser renovadas anualmente. Confira mais informações na página do Selo de Qualidade do Turismo do Paraná.

Com informações da AsCom do Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *