Sem categoria

Abdo Benítez disse que projeto sobre eclusa de Itaipu vem sendo discutido com governo brasileiro

(Foto: Divulgação)

O Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, informou nesta terça-feira (11), que estão em curso negociações com o governo brasileiro para o avanço da construção de uma eclusa de navegação na Margem Direita, conforme prevê o Anexo B do Tratado de Itaipu.

“Isso também vai nos permitir melhorar a navegação”, afirmou o Chefe de Estado.

O Presidente fez essa menção durante a apresentação da operação denominada “janela de água”, transmitida por videoconferência no Palácio. A operação pretende permitir o escoamento de produtos agrícolas paraguaios para os mercados internacionais, graças à melhoria da navegabilidade do Rio Paraná.

Antecedentes

O projeto da eclusa de navegação foi objeto de um total de 4 estudos realizados desde os anos 1970, com a participação de técnicos de ambas as margens e o auxílio de empresas internacionais.

Em 2017, por Resolução da Diretoria Executiva da ITAIPU Binacional (RDE 140/2017), foi formado um Grupo de Trabalho Binacional para analisar e propor as ações necessárias à atualização do custo estimado das obras permanentes de navegação fluvial.

Nesse contexto, foram encomendados estudos de viabilidade técnica e econômica, análise de impacto socioambiental, segurança náutica e um anteprojeto de eclusa de navegação.

A partir do cenário de projeção do tipo e volume da carga, bem como do investimento a ser realizado, a análise determinou que se trata de um projeto viável.

Leia mais: https://www.itaipu.gov.py/es/sala-de-prensa/noticia/presidente-informo-que-se-esta-conversando-con-brasil-sobre-el-proyecto-de-es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *