Sem categoria

Manuais de conduta segura vão auxiliar empreendedores na retomada do setor de turismo

Sebrae/PR, Fecomércio PR, Governo do Paraná e entidades do setor estão finalizando os materiais para cinco setores de atuação.

Empreendedores que atuam no turismo e eventos do Paraná foram seriamente impactados com a pandemia de Covid-19. Durante a pandemia, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), elaboraram manuais de Conduta Segura para serviços de bares e restaurantes, de hospedagem e para eventos.

Nesta primeira fase, foram capacitadas 417 pessoas, de 351 empresas. O trabalho agora está na segunda fase, com revisão dos três manuais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Paraná Turismo, e a produção para outros dois novos segmentos: atrativos turísticos culturais e naturais; e serviços de receptivo, agenciamento e transporte.

Patricia Albanez, coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR, ressalta que o principal objetivo dos cadernos técnicos é a segurança das pessoas, com condutas de prevenção ao coronavírus. A primeira etapa foi realizada com a Fecomércio PR e as entidades de classe.

Segundo a coordenadora, será preciso aprender a conviver com o vírus por tempo indeterminado e as medidas de prevenção devem estar alinhadas.

A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, observa que os manuais serão validados pela Sesa, seguindo o Decreto nº 4545, de 27 de abril deste ano, que estabelece normas e procedimentos para a regulamentação da retomada dos serviços essenciais e/ou não essenciais.

Importância do setor – Em 2019, o Paraná registrou crescimento no número de empresas e guias no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. Em 2018, eram 5.097 empresas cadastradas, número que cresceu 23% no ano passado, chegando a 6.280. Em nível nacional, segundo o Ministério, o setor de turismo responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 7,9% do total de empregos no país.

Com informações do Sebrae/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *