
Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte do município poderão vender produtos em todo o Estado.
Francisco Beltrão é o primeiro município cadastrado no Estado a operar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR).
Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal nos outros municípios do Estado.
O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM. Até agora, para romper as divisas municipais havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIP/POA.
Adesão – Os produtores de derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel interessados em aderir ao Susaf/PR devem procurar a prefeitura da localidade onde estão sediados.
O município ou consórcios, por sua vez, precisam ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde consta a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção.
O pedido de cadastro deve ser protocolado na Adapar pelo município, por meio do SIM, em formato digital. A indicação dos estabelecimentos que poderão se enquadrar no novo sistema também é feita pelo município. A documentação a ser apresentada para o cadastro no Susaf-PR está descrita na Portaria 081/2020 da Adapar, disponível na página www.adapar.pr.gov.br