Sem categoria

Francisco Beltrão é o primeiro município a ter o selo Susaf-PR

(Imagem: AEN)

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte do município poderão vender produtos em todo o Estado.

Francisco Beltrão é o primeiro município cadastrado no Estado a operar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR).

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal nos outros municípios do Estado.

O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM. Até agora, para romper as divisas municipais havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIP/POA.

Adesão – Os produtores de derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel interessados em aderir ao Susaf/PR devem procurar a prefeitura da localidade onde estão sediados.

O município ou consórcios, por sua vez, precisam ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde consta a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção.

O pedido de cadastro deve ser protocolado na Adapar pelo município, por meio do SIM, em formato digital. A indicação dos estabelecimentos que poderão se enquadrar no novo sistema também é feita pelo município. A documentação a ser apresentada para o cadastro no Susaf-PR está descrita na Portaria 081/2020 da Adapar, disponível na página www.adapar.pr.gov.br

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108364&tit=Francisco-Beltrao-e-o-primeiro-municipio-a-ter-o-selo-Susaf-PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *