Sem categoria

A onda de frio intenso “já é!”

(Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM/Governo de Santa Catarina)

Baixas temperaturas serão registradas até sábado.

Uma onda de frio intenso chegou a vários estados do Brasil nesta quinta-feira (20) e, até sábado (22), os dias serão bastante frios em parte do centro-sul. 

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições climáticas atípicas são as responsáveis pelas quedas acentuadas de temperatura nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C entre as noites de hoje e de amanhã.

Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais. “Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no oeste, sul, meio-oeste e planalto norte de Santa Catarina, bem como em áreas do sul e sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta-feira (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22)”, explicou o Inmet.

Paraná

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a massa de ar frio que avança pelo Sul do País, deixou a tarde desta quinta-feira (20) fria em diversas regiões do estado.. Os maiores registros ocorreram no norte do Paraná, onde os termômetros registram 14 ºC.

No sul, Curitiba e Região Metropolitana, as temperaturas estão abaixo dos 10 ºC.

Entre o noroeste, norte, centro, Campos Gerais e leste, o tempo segue instável com chuvas fracas a moderadas.

Amanhã (21), a chegada de uma massa de ar polar deixa as temperaturas mais baixas, porém, para a formação de geada, as regiões propícias são entre o oeste, sudoeste e sul do estado.

Leia mais: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/onda-de-frio-intenso-comeca-atingir-varios-estados#

Leia mais: http://www.simepar.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *