Os médicos estão preocupados com o relaxamento nas medidas sanitárias, por parte dos cidadãos, e também com a atuação do governo. Diante da situação que favorece o aumento de infecções, internações e mortes, os sindicatos dos médicos pediram que seja adotada uma quarentena total por três finais de semana, na região de Assunção.
A secretária-geral do Sindicato Nacional dos Médicos (Sinamed), Rosanna González, comentou que a quarentena total seria aos sábados e domingos por três finais de semana, nas regiões mais críticas de Assunção. Ela também expressou a preocupação dos profissionais de saúde com o crescente descontrole e descumprimento das medidas.
“Pedimos aos cidadãos que colaborem, mas não vemos colaboração”, afirmou.
Outro problema apontado pelos médicos é a falta de ação das forças de ordem pública para evitar multidões.
Panorama – González revelou que, além do colapso em Ciudad del Este, os hospitais da Capital e do Departamento Central começam a lotar. Além do Covid-19, há outras numerosas infecções.
“Isso significa que se continuarmos no mesmo ritmo, poderemos viver a situação de Ciudad del Este em duas ou três semanas”, alertou.
Amanhã (21), os sindicatos vão se reunir com os integrantes do Conselho Nacional de Saúde e no encontro, do qual o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, também vai participar, vão falar sobre as propostas e reivindicações relacionadas aos insumos para biossegurança, entre outros assuntos.
Após a reunião, ainda nesta sexta-feira, os dirigentes sindicais terão uma nova reunião. Eles planejam emitir um comunicado que será divulgado no sábado.
Acima da curva – Na atualização da situação do Covid-19 no Paraguai, o Ministério da Saúde Pública notificou 527 novos casos, todos com transmissão comunitária. O total acumulado no país chegou a 11.133.
Também foram relatadas mais 4 mortes e o número de óbitos somente em agosto chegou a 116, informou o Última Hora.
O número de internados em hospitais voltou a aumentar. Até o momento, são 196 internados e 54 deles em terapia intensiva.
Com aumentos de casos de Covid-19, Paraguai deve ajustar a “quarentena inteligente” – Cris Loose #compartilha
[…] devido ao aumento de casos, associações médicas solicitaram ao ministro, que seja retomada a quarentena total nos fins de semana, em algumas […]