Sem categoria

Engenheiro Juliano Portela assume Assistência da Diretoria Técnica da Itaipu

Foto: Nilton Rolin/JIE

O engenheiro eletricista Juliano Couto Portela é o novo assistente do diretor técnico executivo da Itaipu, Celso Torino. Desde o ano passado, Juliano atuava como engenheiro sênior, lotado na Assessoria de Planejamento e Coordenação da Técnica (PC.DT).

“O Juliano tem uma carreira muito aderente a essa função na área técnica, já trabalhou em áreas que correspondem a 3 das 4 superintendências da Diretoria Técnica, além da convivência binacional com as áreas de execução”, afirmou o diretor técnico executivo, Celso Torino. “É a nova geração se movendo rumo às oportunidades. Estamos seguros que contribuirá bastante para os desafios da Técnica e da Itaipu Binacional”, afirmou.

Formação em escola pública

Técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica Federal de Pelotas (RS), Juliano chegou ao Paraná em 1994. Após passar em um concurso da Copel ele começou a trabalhar em Cascavel. “Na época, representantes da Copel se deslocavam até Pelotas para realizar os concursos e muitos colegas de trabalho, tanto na Copel quanto na Itaipu, também passaram por lá”, lembrou.

Na Companhia Paranaense de Energia, ele trabalhou na manutenção eletrônica de equipamentos, percorrendo toda a região oeste.

Em 1999 foi convidado para participar da formação da equipe da Engenharia de Distribuição da Copel, em Curitiba. Ficou na capital até 2007 e aproveitou para cursar a faculdade de Engenharia Elétrica, também em escola pública, no antigo CEFET, hoje chamado de UTFPr.

Em 2006 participou de um novo concurso, desta vez na Itaipu. Passou e no ano seguinte fixou residência em Foz do Iguaçu onde assumiu a supervisão de pós-operação, na Superintendência de Operação.
Como já conhecia a região desde a época da Copel, Juliano disse que a mudança foi tranqüila. “No começo só estranhamos um pouco o clima, mas nos adaptamos bem. Apesar de ser uma cidade do interior, Foz tem uma dinâmica muito interessante, que lembra um pouco uma capital”, contou.

Família

Casado desde 1997 com a empresária e profissional de Marketing, Bianca Mendes Portela, Juliano tem três filhos, todos nascidos em Cascavel.

“É importante ver a nossa região crescendo e ter nossos filhos se desenvolvendo aqui. Posso dizer, com certeza, que Foz vem participando dos melhores momentos das nossas vidas”, disse.

Gremista de coração, Juliano, que tem especialização em Automação e Controle (pela Unioeste) e Gestão de Negócios para o Setor Elétrico (pela FGV), e mestrado em Engenharia da Produção (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ressalta, além da família, a importância do ensino no desenvolvimento das pessoas.

“Vim de uma família que não tinha condições de proporcionar luxo ou conforto, meu avô era professor do estado. Isso sempre garantiu que, por mais austera que a vida fosse, a minha educação sempre seria a prioridade da casa”.

Cris Loose, com informações do JIE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *