Este dia 24 de agosto de 2020, marca os 66 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, criador do Parque Nacional do Iguaçu por meio do Decreto-Lei nº 1.035 de 10 de janeiro de 1939. (Foto: Mirtis Valério)
Foz do Iguaçu prestou homenagem a Vargas, batizando uma praça central como Praça Getúlio Vargas, onde foi inaugurado um busto em memória ao presidente, em 10 de junho de 1973, na gestão do prefeito Tércio Alves Albuquerque.
A obra é do artista iguaçuense Giovanni Vissotto.
Mas ao passarmos recentemente pela praça, a surpresa! A base do busto está danificada e sem placa de identificação, como demonstra a foto. Sinceramente, temos que lamentar o descaso com esse monumento histórico para a Terra das Cataratas que reverencia o saudoso Getúlio Vargas.
Vida – Getúlio Vargas foi presidente entre 1934 a 1945 e entre 1951 a 1954. Considerado precursor do populismo foi identificado como defensor das causas sociais e interesses nacionais e recebeu o apelido de “pai dos pobres.”
São da época de Getúlio, a Vale do Rio Doce, a Petrobrás, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IBGE, CACEX, BNDES, a BR- 116,a Eletrobrás, voto secreto, ensino primário obrigatório, voto feminino, a criação do Parque Nacional do Iguaçu e as Leis Trabalhistas.
Gaúcho de São Borja, onde também foi enterrado, foi advogado, militar e político. Uma crise política o levou ao suicídio no Palácio do Catete, em 24 de agosto de 1954.
Getúlio deixou uma Carta/testamento pode ser lida AQUI.
Com Mirtis Valério – https://www.revistamosaicos.com.br/busto-getulio-vargas-danificado-na-praca-de-foz/