ArgentinaBrasilFronteiraTurismo

Conheça as Cataratas do Iguaçu

O terceiro episódio da segunda temporada da série Parques do Brasil apresenta o monumental Parque Nacional do Iguaçu. (Foto: TV Brasil/Divulgação)

Localizado na divisa do Brasil com a Argentina, no extremo oeste do estado do Paraná, a unidade abrange as famosas Cataratas do Iguaçu – uma das maravilhas naturais do planeta – e, uma área de Mata Atlântica com mais de 185 mil hectares.

Na primeira parte o programa mostra a parte leste do parque, a mata de pinhais, incluindo espécies como a araucária – árvore ameaçada, símbolo do estado do Paraná –, e a erva-mate. No meio dessa mata, nascem córregos e rios, como o Floriano, que tem sua bacia quase que integralmente protegida pelo parque. Depois de percorrer 110 quilômetros, o Rio Floriano deságua no Rio Iguaçu, onde encontramos as fantásticas corredeiras do Faraday. No percurso, peroba-rosa e a canafístula, além de mamíferos como a anta, a lontra, o caititu e a onça-pintada – o parque apresenta a maior população desse felino na Mata Atlântica.

No segundo bloco, o programa destaca um corredor de área protegidas entre o Brasil e a Argentina com a função de garantir a sobrevivência da onça e de outras espécies, como o queixada – animal que ficou quase 20 anos sem ser visto na unidade por causa da caça. Outro destaque são as aves, como: o surucuá-de-barriga-amarela, o tucano-de-bico-verde, o arapaçu-de-garganta-branca e o periquitão-maracanã.

O episódio termina com as fantásticas Cataratas do Iguaçu, com toda beleza e fama, a proteção dessa floresta magnífica e de milhares de espécies.

Leia mais: https://tvbrasil.ebc.com.br/parques-do-brasil/2020/08/conheca-cataratas-do-iguacu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.