Brasil

Fim da curiosidade! Foi lançada nesta quarta-feira (2) a cédula de R$ 200,00

O Banco Central lançou no começo desta tarde a tão esperada nota de R$ 200,00, que tem a imagem do lobo-guará. (Foto: Banco Central do Brasil). 

A moeda brasileira completou, em julho deste ano, 26 anos, e é hoje o segundo padrão monetário mais usado na história do país, atrás apenas do mil-réis, que foi usado no Brasil desde meados do período colonial até 1942.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse no discurso que o lançamento da nova cédula é uma resposta do Banco Central a mudanças provocadas pela atual pandemia de Covid19.

“O momento singular que estamos vivendo trouxe os mais diversos desafios e um deles foi um aumento expressivo na demanda da sociedade brasileira por dinheiro em espécie. O aumento foi verificado no Brasil desde o início da pandemia, mas não foi exclusividade do nosso país”, afirmou.

De acordo com Neto, os programas de transferência de renda implementados para enfrentar os efeitos negativos da crise e a extensão do programa de Auxílio Emergencial também contribuíram para o aumento da demanda por dinheiro em espécie no Brasil.

Além disso, de acordo com o presidente do BC,  o ritmo de retorno das cédulas à rede bancária é menor, já que diminuiu a quantidade de transações presenciais no comércio.

A nova cédula passou a ter valor legal a partir de hoje (2),  e vai entrar em circulação à medida em que houver demanda. O BC encomendou 450 milhões de unidades da cédula até dezembro.

Com informações do Banco Central do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.