Paraguai

Paraguai inicia restauração de missão jesuítica

Com o objetivo de salvaguardar um patrimônio da humanidade, foram iniciadas as obras de restauração de uma parte da estrutura da Missão Jesuíta de Santísima Trinidad del Paraná, no Paraguai. (Foto: Ultima Hora/Reprodução)

As tarefas consistem na retirada das pedras que constituem o arco, a partir de um registo gráfico e fotográfico da localização delas dentro da estrutura do arco de pedra. As tarefas começaram com o estudo de solo e avaliação da arqueologia preventiva, enquadradas em rigoroso protocolo aprovado pela Secretaria Nacional da Cultura (SNC) e estão a cargo de técnicos especializados.

Trata-se da restauração do arco 19 da casa dos Indígenas nº 10 da Missão Jesuíta de Santísima Trinidad del Paraná, com o objetivo fundamental de proteger a estrutura que apresentava certo risco de desprendimento ou desabamento.

As obras são resultado de um convênio entre a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) e a Câmara Paraguaia das Missões Jesuítas (Rota dos Jesuítas), executado no âmbito do compromisso assumido perante a Unesco, de preservar o patrimônio mundial. A execução está a cargo de pessoal especializado e terá a duração de três meses, mas não afetará as visitas diárias aos outros edifícios históricos, que estão habilitados de segunda a domingo, das 7h00 às 19h00.

Com informações do Última Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.