BrasilFronteiraParaguai

Paraguai ajusta detalhes para a abertura gradual da fronteira com o Brasil

Data ainda não foi definida. (Foto: Agência IP)

O Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, apresentaou ao Presidente da República, Mario Abdo Benitez, um protocolo para a abertura gradativa da fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Depois de encerrado o encontro com o Presidente, Mazzoleni informou, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (15), que o projeto se baseia na melhora da situação epidemiológica na região da fronteira nas últimas semanas.

O ministro informou que o plano contempla a reabertura de uma área específica de Ciudad del Este, demarcada, que receberia pessoas diariamente, por um período inferior a 24 horas. O objetivo seria reativar o comércio de Ciudad del Este.

Paralelamente, os paraguaios que voltassem do Brasil continuariam regidos pelo protocolo de isolamento em vigor.

“A data em si não está fixada, pois temos aspectos secundários a serem acordados e também vamos incorporar o conselho de Defesa Nacional – Codena para fazer as avaliações”, detalhou.

Mazzoleni também disse que o protocolo está bastante avançado e que apenas pequenos ajustes serão feitos. Sobre os requisitos, ele comentou que será estabelecido um regime especial para as pessoas que vivem tanto no lado brasileiro e quanto no paraguaio.

“Também está projetado um cordão sanitário no entorno de Ciudad del Este que seria feito com os órgãos de segurança. Um perímetro de segurança será claramente construído. Nessa área, com medidas protocolares rígidas, será feito um censo de todas as pessoas que trabalham naquela região”, comentou.

O Secretário de Estado indicou que a prioridade do Governo é garantir a saúde da população, bem como reativar uma área importante para a economia de Alto Paraná.

Com informações da Agência IP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *