Autoridades do Paraguai e do Brasil concordaram nesta quarta-feira (16) em instalar centros de retirada de compras, que vão operar nas principais cidades fronteiriças. (Foto: Pixabay)
As compras feitas pela internet ficarão em locais de armazenamento e as pessoas dos dois lados da fronteira só poderão atravessar para recolher a mercadoria, explicou o chanceler Antonio Rivas.
As compras podem ser feitas online e não poderão ultrapassar o valor da cota estipulada pelo atual regime de compras de turismo. Os centros funcionarão em Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.
Embora o Governo esteja estudando um protocolo para a reabertura das fronteiras, com limitações de tempo e circulação, o chanceler disse que esta medida entrará primeiro em vigor, podendo ser revogada na sequência, conforme a abertura gradual das fronteiras. Rivas lembrou que a assinatura desse acordo foi fruto de dois meses de trabalho e conversas com autoridades dos dois países e com os governadores dos estados fronteiriços do Brasil.
Ele disse à Rádio Nacional que proposta semelhante foi feita ao governo argentino e que se espera uma resposta para iniciar as negociações. A assinatura do acordo ocorreu em evento virtual.
Leia mais sobre o acordo, AQUI.
Com informações da Agência IP e do Ministério de Relações Exteriores do Paraguay