Paraguai

Paraguai vai ter mais uma Zona Franca

A Zona Franca Global do Paraguai (ZFG), uma das pioneiras nesse regime de negócios, comemorou a assinatura do contrato entre o Governo Nacional e a Omega Green Company (Empresa do Grupo BCE). (Foto: Zona Franca Global/Divulgação)

O presidente da ZFG, Pedro Osvaldo Céspedes, afirmou que esta é uma grande conquista pois confirma o valor e a importância das zonas francas para o crescimento econômico e social do país.

“Estamos orgulhosos porque o governo paraguaio confirmou a contribuição que as zonas francas oferecem ao país”, disse Pedro Osvaldo Céspedes, presidente da Zona Franca Global, uma das primeiras zonas francas de Alto Paraná.

Com o acordo, a nova Zona Franca, que será instalada na região de Assunção, passa a fazer parte do Programa Nacional de Investimentos do Paraguai e é a primeira de caráter industrial com foco nas exportações para países da Europa, Ásia e América do Norte, segundo o Vice-Ministro de Tributação e Presidente da Conselho Nacional de Zonas Francas (CNZF), Oscar Orué.

Atualmente, são duas concessionárias que geram cerca de 3,5 mil empregos diretos no departamento de Alto Paraná, a Trans Trade e a Global Free Zone.

Com o início das obras de infraestrutura da nova Zona Franca, previsto para 2021, serão gerados mais 5.500 empregos nas Zonas Francas do país, de forma direta, conforme anunciado pelo Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai.

A assinatura oficial (virtual) com o novo grupo investidor foi realizada na última sexta-feira (18), e contou com a presença do Ministro das Finanças, do Ministro da Indústria e Comércio (MIC), representante do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), do Conselho Nacional de Zonas Francas (CNZF), executivos do grupo empresarial e convidados.

 O Investimento – De acordo com os empresários, a nova zona franca representa um dos maiores investimentos privados já realizados em um único projeto no país. A previsão é que a NZF tenha  uma receita adicional de mais de US$ 8 bilhões em 10 anos, contribuindo para o saldo de sua balança comercial do Paraguai.

Zonas Francas – Zonas Francas são espaços do território de um país utilizados mundialmente como ferramenta de comércio internacional.  No Paraguai, elas foram autorizados pelo poder executivo, por meio de leis e decretos.  

Zona Franca vai beneficiar 20 mil famílias de agricultores  –  O empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella, presidente do BCE Paraguai, anunciou que no curto prazo, a partir desta nova zona franca, a terceira do país, a expectativa é que mais de 20 mil famílias de pequenos agricultores sejam beneficiadas com programas de certificação para o abastecimento de matérias primas.  

Com informações da Gestão de Comunicação – Global Free Zone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *