Covid-19ParaguaiTríplice Fronteira

Reabertura da fronteira: “Será um descontrole total”, advertem médicos do Paraguai

Depois da confirmação do governo do Paraguai, fotos de uma comemoração realizada na Prefeitura de Cidade do Leste, viralizaram na Internet. (Foto: Reprodução Facebook)

Médicos do departamento de Alto Paraná no Paraguai estão preocupados com a decisão do governo de abrir as fronteiras para a reativação do comércio. Eles acreditam que a reabertura poderá desencadeamento uma alta nos contágios de Covid-19, na região de Cidade do Leste.

“Isso vem sendo alertado há vários meses. A nossa recomendação não foi pela reabertura da Ponte da Amizade. Vai ser um descontrole total e não queríamos isso. O que nós, médicos, temos que fazer é trabalhar”, disse a Dra. Idalia Medina, presidente da Associação Médica do Alto Paraná, em comunicação à Universo 970.

A médica argumentou que a decisão de reabrir as fronteiras foi “estritamente política”, devido à pressão social nos últimos dias.

“As pessoas não têm nada para comemorar, esperamos não ver um surto terrível em três semanas”, acrescentou.

Medina também destacou que, em sua opinião, a reabertura da fronteira para reativar o comércio não é a solução para a crise econômica na região, mas sim um perigo para todo o sistema de saúde do Alto Paraná, que foi duramente atingido nos últimos meses.

“Peço a Deus para que as coisas não piorem nestas semanas, peço sinceramente ao público que se cuide”, insistiu a Dra. Medina.

No jornal Última Hora, a diretora de Promoção da Saúde, Adriana Amarilla, informou que as autoridades do Ministério da Saúde afirmaram que Foz do Iguaçu não representa um risco para Cidade do Leste.

Prefeito de Cidade do Leste comemora reabertura com festa na Prefeitura – Ainda ontem (22), após o anúncio a decisão do governo do Paraguai e do fim das manifestações na região da Ponte da Amizade, fotos tiradas na entrada da garagem que fica próxima à sala do Prefeito de Cidade do Leste, mostraram a comemoração da qual participaram o prefeito, Miguel Prieto, pelo menos um vereador e correligionários. Pelas fotos, que viralizaram nas redes, é possível verificar que muitas pessoas não estavam usando máscaras, contrariando as medidas sanitárias do país, e estavam consumindo bebidas alcoólicas. Na foto em destaque, Prieto aparece de costas, de camiseta preta.

Nós solicitamos uma posição da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cidade do Leste, mas não recebemos resposta. 

Com informações do La Nacion, Última Hora e ABC Color

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *