BrasilParaná

Parque das Aves registra nascimento de filhote de flamingo em Foz do Iguaçu

A equipe técnica acompanhou todo o processo de nascimento do filhote que, aos 8 dias, já pode ser visto pelos visitantes junto com o restante da colônia (Foto: Parque das Aves)

Na terça-feira, 15 de setembro, a equipe do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, conseguiu registrar o nascimento de um filhote de flamingo na área chamada de Lago dos Flamingos. O processo de nascimento levou em torno de uma hora e meia, e as primeiras bicadas no ovo foram registradas às 8h da manhã.

“Ficamos muito emocionados de poder acompanhar tão de pertinho esse nascimento. Seguimos com todos os cuidados habituais para não incomodar os pais, que estavam muito atentos a todas as necessidades do filhote que estava nascendo, e também de outras aves em ninhos próximos. E no final foi lindo ver o pequeno flamingo saindo do ovo e vocalizando pela primeira vez”, comenta Roberta Manacero, chefe da Divisão de Bem-estar Animal do Parque das Aves, que estava observando os flamingos no dia em que o nascimento aconteceu.

Há apenas 2 dias do início da primavera, podem ser observados no recinto dos flamingos 14 ovos sendo incubados nos ninhos e 12 filhotes já explorando o recinto. E o filhote que nasceu no dia 15, hoje com 8 dias de vida, recentemente se juntou a eles para dar seus primeiros passeios fora do ninho.

Referência na reprodução de flamingosCom mais de 25 anos de história, o Parque das Aves se tornou referência na reprodução de flamingos. Os primeiros 8 casais chegaram em 1995, e o primeiro filhote nasceu em dezembro de 2001.

Mas para que isso aconteça, diversos cuidados e dedicação devem ser tomados, envolvendo uma equipe formada por veterinários, zootecnistas, biólogos e demais técnicos. Dentro desse grupo de profissionais, uma equipe realiza um trabalho específico aos cuidados reprodutivos: o time da Sala de Filhotes, cujas responsabilidades vão desde a observação da formação de casais e o cuidado que os pais prestam a ovos e filhotes, além de resgatar ovos e filhotes que requeiram cuidados especiais.

Ninhos à vistaO acompanhamento da colônia de flamingos e das movimentações dos casais é um trabalho muito importante realizado pela Sala de Filhotes. Inicialmente, a equipe faz o mapeamento dos ninhos e dos respectivos casais. O objetivo é monitorar quando a postura do ovo foi feita para prever a data de nascimento e identificar os pais, evitando cruzamento entre espécies diferentes ou animais aparentados.

No Parque das Aves os flamingos colocam ovos próximos aos espelhos, pois o reflexo do grupo faz com que se sintam em uma grande colônia, e assim seguros de que estão protegidos contra predadores. Além disso, os tratadores colocam areia adicional nesta época do ano e então os casais escolhem um local para construir seu ninho. Assim que encontram o ponto adequado, usam seu bico para puxar a areia e construir o futuro abrigo do ovo. E quanto mais alto o ninho, mais seguro para o ovo, pois evita que ele role.

Com informações da Ascom do Parque das Aves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *