(Foto: Presidência)
O Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, encabeçou um ato em comemoração ao 88º aniversário da vitória da Batalha de Boquerón, que marcou o início da recuperação do Chaco paraguaio, invadido pelo exército boliviano.
A atividade aconteceu nesta terça-feira em Fortín Boquerón, no Chaco paraguaio, onde também foi colocada uma coroa de louros em homenagem aos soldados mortos em combate.
No discurso, o comandante das Forças Militares, Eladio González, relatou que após 20 dias de combates, em 29 de setembro de 1932, as tropas paraguaias derrotaram as forças bolivianas e saíram vitoriosas na defesa do Chaco.
“O Chaco Boreal é o túmulo onde jazem os restos mortais de centenas de milhares de heróis que, depois de tantas lutas, ofereceram suas vidas, dando o exemplo de fé, de como viver, lutar e morrer pela pátria”, disse.
Ele agradeceu a todos aqueles que defenderam o solo guarani e aos poucos veteranos que ainda vivem, por terem sido todos protagonistas do mais nobre feito que todo cidadão pode defender, o de salvar as cores do país.
Por meio da conta oficial no Twitter, o presidente Benítez afirmou que hoje se comemora o 88º aniversário da vitória da Batalha de Boquerón, uma das mais importantes da Guerra do Chaco.
“O nosso eterno agradecimento a todos os heróis deste acontecimento histórico que nos enche de orgulho”, expressou na mesma rede social acompanhado de um vídeo alusivo ao evento.
Com informações da agência IP