Paraguai

Paraguai homenageia heróis da Batalha de Boquerón

(Foto: Presidência)

O Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, encabeçou um ato em comemoração ao 88º aniversário da vitória da Batalha de Boquerón, que marcou o início da recuperação do Chaco paraguaio, invadido pelo exército boliviano.

A atividade aconteceu nesta terça-feira em Fortín Boquerón, no Chaco paraguaio, onde também foi colocada uma coroa de louros em homenagem aos soldados mortos em combate.

No discurso, o comandante das Forças Militares, Eladio González, relatou que após 20 dias de combates, em 29 de setembro de 1932, as tropas paraguaias derrotaram as forças bolivianas e saíram vitoriosas na defesa do Chaco.

“O Chaco Boreal é o túmulo onde jazem os restos mortais de centenas de milhares de heróis que, depois de tantas lutas, ofereceram suas vidas, dando o exemplo de fé, de como viver, lutar e morrer pela pátria”, disse.

Ele agradeceu a todos aqueles que defenderam o solo guarani e aos poucos veteranos que ainda vivem, por terem sido todos protagonistas do mais nobre feito que todo cidadão pode defender, o de salvar as cores do país.

Por meio da conta oficial no Twitter, o presidente Benítez afirmou que hoje se comemora o 88º aniversário da vitória da Batalha de Boquerón, uma das mais importantes da Guerra do Chaco.

“O nosso eterno agradecimento a todos os heróis deste acontecimento histórico que nos enche de orgulho”, expressou na mesma rede social acompanhado de um vídeo alusivo ao evento.

Com informações da agência IP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *