Turismo

Foz vai ganhar um novo parque de lazer: revitalização do Gramadão da Itaipu começa em outubro

Com poucas intervenções, muitas novidades e projeto sustentável, o espaço será entregue em dez meses, para moradores e turistas. (Foto: Itaipu Binacional)

Até o dia 20 de outubro, o Gramadão da Vila A da Itaipu vai começar a mudar. Com poucas intervenções e projeto sustentável, o local, que já é a “praia de Foz do Iguaçu”, passará por uma revitalização que o tornará ainda mais atrativo aos moradores e turistas.

As mudanças vão da arquitetura ao paisagismo, privilegiando a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e gramado. A previsão é que obra seja entregue em dez meses, ou seja, em agosto do ano que vem.

O Gramadão de Itaipu tem 31 mil metros quadrados de área. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a transformação do espaço num parque de lazer, uma das prioridades desde o início da atual gestão da empresa, “vai possibilitar um acolhimento melhor da nossa gente, de todas as idades, do amanhecer ao pôr do sol no local”.

O investimento estimado para a revitalização do Gramadão é de R$ 3,9 milhões. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A obra será executada pela Puel Engenharia, de Florianópolis (SC).

NatalDurante o período de obras, o Gramadão será interditado, para dar celeridade ao projeto. Por isso, excepcionalmente este ano, a programação natalina da Itaipu – que tradicionalmente acontece naquele espaço – será na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, também na Vila A. Leia mais AQUI.

NovidadesEntre as novidades está o calçadão arborizado que será construído na Rua Guará, atrás da Concha Acústica, dando um novo uso à via no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Perdigão. Este calçadão foi projetado para receber as barraquinhas de comida, que migrarão da Avenida Silvio Américo Sasdelli para este novo local, com iluminação, segurança e espaço mais adequados. Será também uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

O projeto prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

A revitalização também contempla nova iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da concha acústica para diferentes tipos de espetáculos, com elevação do nível abaixo do palco, diminuindo a distância para o público nas apresentações. O parquinho para as crianças será mais lúdico, com mais opções de diversão.

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *