Paraná

Morcego encontrado em bairro de Cascavel estava com o vírus da raiva

No dia 16 de setembro foi realizada uma coleta de morcego na região do bairro Brasília, em Cascavel. O material foi encaminhado para exame e o resultado foi positivo para o vírus da raiva. O resultado saiu na quarta-feira (30). (Foto: Pixabay)

A Secretaria de Saúde de Cascavel está monitorando o vírus da raiva em morcegos e outros mamíferos urbanos. Como parte da rotina, quando morcegos são encontrados mortos ou caídos, são encaminhados para análise do vírus rábico.

O vírus da raiva circula entre os morcegos urbanos, sendo o 6° caso já registrado em Cascavel nos últimos anos. Não há um perímetro específico que possa ser considerado como foco, considerando que são animais que voam quilômetros por noite em busca de alimento.

Cuidados – Os morcegos da área urbana não se alimentam de sangue e sim de insetos e frutas. Eles não atacam mas, se manipulados, podem morder ou arranhar. Portanto, a orientação é  manter os cães e gatos vacinados para raiva anualmente, inspecionar o quintal regularmente para visualizar se existe algum morcego caído e, caso encontra algum, coloque um balde sobre ele e ligue para o setor de Zoonoses. Nunca toque no animal. 

Os morcegos são protegidos por legislação ambiental. Matá-los ou maltratá-los é considerado crime ambiental, já que eles fazem um trabalho ecológico ao dispersar sementes e ingerir insetos.

Morcegos abrigados em árvores não oferecem riscos e não devem ser manipulados. Caso seja mordido ou arranhado por cães, gatos, morcegos ou outros animais procure atendimento médico.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.