Covid-19Paraguai

Paraguai flexibiliza quarentena inteligente a partir de segunda-feira (5)

“É preciso aprender a conviver com o vírus”, disse Mazzoleni (Foto: Ministério da Saúde)

O Ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, anunciou que o conceito de fases da quarentena inteligente foi alterado para propor uma nova estratégia, com maior flexibilidade no país.

A partir desta segunda-feira (5), as fases da quarentena inteligente serão eliminadas.

Nesta sexta-feira (2), durante a apresentação do relatório semanal sobre a situação da Covid-19, o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, anunciou que a partir desta segunda-feira (5) estão eliminadas as fases da quarentena inteligente. Porém todas as atividades liberadas serão realizadas dentro dos protocolos sanitários. 

Várias atividades podem ser retomadas entre as 05:00 e a 0:00 . Entre elas, a possibilidade de deslocamentos e viagens internas. O uso de máscaras continua sendo obrigatório. 

As atividades culturais e cultos religiosos poderão reunir no máximo 50 pessoas. 

As reuniões sociais serão permitidas desde que reúnam no máximo 12 pessoas, enquanto que os eventos organizados poderão reunir no máximo 30 participantes. As crianças podem sair desde que acompanhadas por um adulto responsável. 

Os hotéis e as academias de ginástica podem retomar as atividades, dentro dos protocolos definidos para cada setor. Já as atividades esportivas de contato, como o futebol não profissional, ainda não foram liberadas.

O ministro Mazzoleni destacou que os dados indicam que o país está em um patamar de casos sem o aumento que vinha ocorrendo desde julho. As novas disposições devem entrar em vigor a partir de segunda-feira, 5 de outubro, com a possibilidade de aplicação de medidas especiais por município ou departamento ou até mesmo por setor econômico ou atividade.

Enquanto o Paraguai flexibiliza as medidas sanitárias, do outro lado do oceano, Madri voltou a adotar restrições a partir de hoje para combater os novos casos de Covid-19 registrados.

Com informações da Agência IP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *