BrasilCovid-19Paraguai

Presidentes do Brasil e do Paraguai adiam visita a Foz do Iguaçu

Mesmo assim, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, a Ponte da Amizade será reaberta gradualmente a partir desta quinta-feira (15). (Foto: Reprodução Twitter)

O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, concordaram na sexta-feira (2) em abrir a fronteira entre os dois países antes de 15 de outubro.

O próprio presidente brasileiro manifestou interesse em abrir a Ponte da Amizade que conecta Ciudad del Este a Foz do Iguaçu, durante uma transmissão ao vivo que fez de sua conta no Facebook na quinta-feira passada.

Porém, a Rádio Cultura de Foz do Iguaçu destacou neste sábado (10) que a cerimônia marcada para esta quinta-feira (15) foi cancelada. A informação foi confirmada por três fontes próximas ao presidente, informou a Rádio Cultura

Relações Exteriores – Ainda ontem, o ministro assessor de Assuntos Internacionais, Federico González, garantiu à Ultima Hora que a fronteira será reaberta no dia 15 e a reunião dos presidentes será marcada para outra data.

Migrações – A informação de que o processo de abertura gradual foi mantido para a quinta-feira (15) também foi confirmada na manhã deste domingo (11) pela Diretora Geral de Migrações do Paraguai, Maria de Los Ángeles Arriola. 

Vários setores da fronteira aguardam atentamente a liberação da fronteira que teve de ser fechada em março passado devido à nova pandemia do coronavírus (Covid-19).

A disposição atingiu os 13 postos de fronteira que eram habilitados para a entrada de pessoas e mercadorias no Paraguai.

Abertura – O Governo paraguaio autorizou a abertura total, com trânsito livre, da Ponte da Amizade e demais pontos de fronteira que o Paraguai mantém com o Brasil das 5h às 14h para a passagem tranquila de ambos os lados e até as 18h para o retorno.

Os turistas só podem ir até o quilômetro 30 e não poderão se deslocar para outros departamentos do país.

A Divisão de Migração de Ciudad del Este informou nesta semana que ainda não tinha informação oficial sobre os controles que devem ser realizados assim que for retomada a passagem pela Ponte da Amizade. 

Com informações do Última Hora, 5Dias e da Rádio Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *