Sem categoria

Sábado (17) tem Dia “D” de vacinação nas 29 unidades de saúde de Foz

Crianças de 1 a menores de 5 anos precisam receber a dose contra a Poliomielite. Cobertura vacinal está em menos de 10%. (Imagem: AMN)

As 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas neste sábado (17), das 8h às 17 horas para a Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, dirigidas a crianças e adolescentes. Ao todo são ofertadas 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de 5 anos de idade.

A campanha começou no dia 5 e seguirá até o dia 30 de outubro em todas as unidades de saúde. A meta é imunizar mais de 65 mil crianças e adolescentes.

Poliomielite – Crianças de 1 a 5 anos 5 anos precisam receber a vacinação contra a poliomielite, independentemente da atualização da carteirinha.

“Essa vacina é indiscriminada.Todas as crianças com essa faixa etária precisam ser imunizadas. Os adolescentes também precisam ir até as unidades para atualizar a carteirinha de vacinação”, ressalta Adriana Izuka, coordenadora do programa de imunização do município.

A população a ser vacinada contra a pólio é de 15.793 crianças, mas até agora somente 1.502 foram imunizadas, o que representa 9,4% de cobertura. A vacina da pólio é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. Durante a campanha também será ministrada a VIP, a vacina injetável da poliomielite nos menores de 1 ano que estejam com a vacina atrasada.

Multivacinação – Entre as principais vacinas que constam da Multivacinação está a meningo C, que protege contra a meningite do tipo C; meningo ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite meningocócica; a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola; HPV, que protege contra o câncer de colo do útero; a vacina pneumocócica 10, que protege contra pneumonias, meningites e otites; a BCG, que imuniza contra a tuberculose; a rotavírus, que protege contra a diarreia; e a vacina pentavalente, que protege contra a meningite, tétano, coqueluche, difteria e hepatite B.

Orientação – Para evitar aglomeração e atender um maior número de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente um dos pais ou pessoa responsável acompanhe crianças e adolescentes durante a imunização, sempre fazendo uso da máscara. A vacinação seguirá até o dia 30 em todas as unidades de saúde.

Com informações da AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.